segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Duas Realidades Distintas: Visita das Turmas do 6º ano A e B ao Aterro Sanitário em Riacho da Cruz e ao Lixão em Itaú


     A temática do lixo tem sido discutida na disciplina de Ciências, sobre a responsabilidade das professoras Rute Paiva (6º B) e Poliana Costa (6º A) na Escola Municipal Camila de Léllis. Como metodologia para se trabalhar com essa temática, foi realizado na sala de aula exposição sobre a produção do lixo e os problemas do descarte inadequado, bem como a importância da reciclagem que teve como culminância a produção de brinquedos com material que teriam o lixo como destino. (Clique aqui: Aula de Ciências)
     Ainda tratando a temática do lixo, os alunos do 6º Ano (turmas A e B) da Escola Municipal Camila de Léllis, realizaram no dia 01/09/2016, uma aula de campo, na coordenação da professora Rute Paiva e também com o apoio do professor especialista Emerson Bezerra da cidade de Itaú-RN. A aula teve o intuito principal de conhecer o destino final do lixo nas cidade de Riacho da Cruz e Itaú. Realizou-se a visita ao aterro controlado do município de Riacho da Cruz e em seguida o lixão a céu aberto na cidade de Itaú, com objetivos de refletir sobre a responsabilidade na geração de lixo e identificar materiais que podem ser reciclados; observando também os impactos ocasionados pelo acúmulo de lixo e diferenciando as duas realidades visitadas em relação ao destino final do lixo.
      É importante salientar que nas cidades visitadas o destino final é bem diferente. Na cidade de Riacho da Cruz percebeu-se a presença de um aterro controlado, que ainda não segue os padrões totalmente adequado, tendo em vista que no município ainda não existe a coleta seletiva, e que a camada impermeabilizadora, nas valas onde o lixo é enterrado, só é colocada no período de inverno, no entanto é notório que a cidade caminha no sentido do descarte mais apropriado. Já na cidade de Itaú encontra-se um lixão totalmente a céu aberto, com muito lixo sendo queimado o que possibilita de forma mais direta a poluição do solo e também do ar. Outra problemática verificada é a proximidade do lixão ao principal ao reservatório de água do município. Diante da visita, pode-se comparar as realidades distintas em relação ao destino do lixo. 

Veja as fotos a seguir: 

Aterro controlado de lixo em Riacho da Cruz - RN








Lixão ao céu aberto em Itaú - RN









Nenhum comentário:

Postar um comentário