segunda-feira, 16 de julho de 2012

PROJETO HIGIENE BUCAL



 HIGIENE BUCAL



A higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca. A higiene bucal ajuda a deixar os dentes saudáveis. Dentes saudáveis têm menos cáries, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos.
Considerando que a criança permanece  boa parte de seu tempo na escola, faz-se necessário o esforço para a implementação da escovação dentária após o almoço, de forma a ensinar a saúde bucal e praticá-la com orientações dos professores. Embora a escola não conte com local apropriado vem se implementando adequações. Sendo assim, foi com o intuito de incentivar métodos educativos e preventivos (escovação dentária, uso do fio dental, aplicação tópica de flúor, bons hábitos alimentares e de higiene) que favoreçam cuidados básicos com a higiene bucal que a coordenação Pedagógica da Escola Municipal Camila de Léllis, juntamente com as Professoras Francisca de Assis Pereira, Maria Aparecida Cavalcante e janny Feitosa (bolsista) apresentaram hoje dia 16 de Junho de 2012, o inicio de um projeto sobre a higiene bucal. Para esclarecer os alunos sobre a importância de uma boa saúde bucal, apresentaram uma encenação com fantoches e a exibição de alguns vídeo.


                                      APRESENTAÇÃO DE FANTOCHES

TEATRO DE FANTOCHE : HIGIENE BUCAL

Criação e apresentação Profª: Francina, profª: Aparecida Cavalcante e bolsista Janny.

Nós, professoras do 2º ano organizamos uma pequena apresentação com fantoches para que vocês possam observar e aprender a escovar os dentes de forma descontraída e prazerosa.
Observe a fala dos personagens e a mensagem que eles estão deixando para vocês.
DENTE ESTRAGADO: - Olá garotada, sou um dente que adora comer doces, chupar pirulitos, chicletes e confeitos. Gosto de comer chocolate, tomar refrigerante, comer bolachas recheadas e muitas outras coisas gostosas como essas e depois eu vou dormir.
- humm, agora nesse momento eu estou me deliciando com esse pirulito, humm que gostoso.
- Ai, hum que dor. (sai de cena)
CÁRIE: - Olá, criançada, eu sou a cárie. Eu adoro sujeira, gosto muito daqueles dentes que ficam sujos, daquelas crianças que não gostam de escovar os dentes a cada refeição, ou seja, depois do almoço, do jantar e quando vai dormir. E ainda, deixo você criança com bastante dor de dente, como ele aqui.
DENTE ESTRAGADO: - Ai vai ser o jeito eu procurar um dentista para cuidar dessa cárie e acabar com essa dor. Ai, ai.
DENTISTA: - Oi criançada, vocês sabem quem eu sou?
É isso mesmo, sou o dentista que cuida do belo sorriso das pessoas, cuido para que os dentes fiquem branquinhos e sem nenhuma cárie e assim vocês não vão sentir dor de dente, não é verdade?
- Agora vou examinar esse nosso amigo, ah! Você está com cárie, você escova os dentes todos os dias e a cada vez que almoça, janta e depois que come coisas doces?
DENTE ESTRAGADO: - Não eu confesso que eu detesto a escova e o creme dental. Não gosto deles não doutor.
DENTISTA: - Olhe eu vou tirar essa cárie e vou te dar uma escova, um creme dental e um fio dental pra você, e você vai me prometer que de agora em diante vai escovar os dentes todos os dias e usar o fio dental porque ele tira aquele resto de comida que fica entre um dente e outro e que a escova não alcança.
- Agora vou mostrar para vocês um dente que faz a escovação correta.
DENTINHO BRANCO: - Olá garotada! Veja, eu sou um dente que gosta de se cuidar, escovo meus dentes todos os dias e uso o fio dental após as refeições e não gosto muito de tá chupando chicletes, confeitos, bolachas recheadas, como uma vez ou outra. Sou muito diferente daquele outro dente, vocês perceberam? Ele é amarelado e eu sou branquinho, ele já cuidou até de uma cárie e eu nunca tive cárie, ele sentiu dor de dente e eu nunca senti, gosto muito de me cuidar!
- então criançada, façam como eu, evitem comer coisas doces, tomar muito refrigerantes e outras coisas, não esqueçam de escovar os dentes todos os dias e usar o fio dental para completar a limpeza de seus dentes, inclusive após as refeições e quando forem dormir, certo?
- E para finalizar assistam aos vídeos sobre a higiene bucal, eles são bastante interessantes.

Vajam as imagens 



































Nenhum comentário:

Postar um comentário