segunda-feira, 11 de junho de 2012

VISITANDO MUSEUS - 8º E 9º ANO


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SMEC
ESCOLA MUNICIPAL CAMILA DE LÉLLIS














PROJETO: VISITANDO MUSEUS









PROFESSORES
ANA CRISTINA NOBRE REGIS
ANA PAULA FONSECA
ANTONIO MARCOS DE FREITAS RÊGO














RIACHO DA CRUZ – RN
JUNHO -2012






JUSTIFICATIVA

O presente trabalho busca identificar e analisar alguns objetos encontrados nos museus e sua importância para a sociedade, compreendendo que este tipo de edifício nos traz informações sobre os nossos antepassados e fazendo uma releitura desses objetos.
A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida. Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de se ajustar as necessidades da educação. Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, e até mesmo da própria matemática. O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.
E nesta perspectiva é que realizamos a aula de campo com o intuito de envolver os alunos, tendo como um dos objetivos reconhecendo que os museus são centro de documentação histórico e cultura, de pesquisa e de preservação da memória de um povo em épocas especificas, entendendo que a estrutura e as transformações de uma sociedade dependem de sua organização ao longo dos tempos. É importante conversar sobre a veracidade dos documentos e obras ali existentes, as principais formas de preservação desses materiais, da integridade física dos mesmos, do seu papel social com a comunidade, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu.
     
                                         ALUNOS VISITANDO O MUSEU DE MARTINS
                                          
VISITA A UM MUSEU PARTICULAR


                                             MANDÍBULAS DE UM MASTORDONTE
PILÃO DE PEDRA

                                              MACHADINHAS
                                            MACHADINHAS
                                          FOSSÉIS DE PEIXES



                                          EVOLUÇÃO DO DISQUETE DE COMPUTADOR
                                           UM HD
                                       
                                          RECEBENDO EXPLICAÇÕES










Nenhum comentário:

Postar um comentário